Pixel

Publicado por saeloveart em

Tiny but mighty

Editado em 23/08/2019

Pixel (✰19 mar 2016 | ✞ 22 Aug 2019) foi um cãozinho muito feliz, mas que sofria de hipoadrenocorticismo, colapso traqueal de grau III, entre outras doenças, como anemia crônica e síndrome de poliartrite e leishmaniose.

Ele viveu em tratamento constante e aproveitou ao máximo as coisas boas da vida. Sempre em constante observação e cuidados especiais, bem como medicações varias vezes ao dia durante toda a sua vida.

— 18/06/2019 —

Mas o que são essas doenças?

Não somos especialistas, mas temos um jeitinho mais simplificado de explicar um pouco da realidade do Pixel. 

O hipoadrenocorticismo (Doença de Addison) é um distúrbio hormonal causado por uma produção deficiente de hormônios da glândula adrenal, cortisol e aldosterona.

Essa “carequinha” que o Pixel tem nas costas é inclusive por causa disso… A pele fica muito sensível.

Não é contagioso, mas por ser algo mais visível é comum alguns tutores não deixarem os cachorrinhos brincarem com ele 😢

O colapso de traqueia é uma doença crônica, progressiva e irreversível, que é consequência de um processo degenerativo da cartilagem que forma os anéis traqueais. A doença dificulta a passagem de ar para os pulmões, tornando mais difícil respirar. Pixel tem o Grau III e quase morreu disso quando tinha 1 ano e 7 meses de idade.

Existem graus de progressão da doença que indicam o quanto a traqueia está “fechada”.

     • Grau I – Capacidade respiratória é reduzida em aproximadamente 25%;

     • Grau II – Capacidade respiratória é reduzida em aproximadamente 50%;

     • Grau III – Capacidade respiratória é reduzida em aproximadamente 75% (esse é o Pixel);

     • Grau IV – A traqueia é obliterada.

A anemia crônica indica que a contagem de células sanguíneas, o volume globular e a concentração de hemoglobina estão significativamente baixos. Os glóbulos vermelhos desempenham um papel importante no transporte de oxigênio e na excreção de dióxido de carbono.

Pixel tem anemia desde os 6 meses de idade. Passou por alguns altos e baixos pelo caminho, mas nunca esteve 100% livre dela. Por isso temos que manter a atividade e os níveis de estresse controlados, dar a ele o melhor alimento nutricional, fazer check-ups constantes e dar a ele os suplementos adequados.

A poliartrite é uma doença degenerativa das articulações. Em termos mais simples, a cartilagem das articulações está desgastada, o que causa dores nas juntas. Existem varias causas, do Pixel é genética.
Por isso (somado ao tamanho micro dele) ele não sobe em camas, sofás, cadeiras, escadas…nada. De vez em quando é comum que ele manque ou que fique um pouco pras trás durante os passeios. Ele está tomando medicação para isso também.

Escrevi esse post, pois muitas vezes recebo mensagens perguntado mais sobre o Pixel. Resolvi reunir aqui um pouco do que acabei aprendendo com ele e explicar a situação. Ele sempre foi muito bem amparado por uma equipe multidisciplinar.

Ainda é importante dizer que nada do que está escrito aqui deve ser usado para substituir um diagnóstico de um profissional. Se você suspeita que seu cãozinho esteja doente, procure uma pessoa qualificada para fazer o diagnóstico, ok? Por favorzinho ♥

AUbrigado 

Categorias: Pixel